Projeto Residência em Software TIC 36 abre inscrições para capacitação profissional

12/04/2024

O Programa de Residência em Software - Bahia + Tecnologia + Empreendedorismo abre inscrições para sua primeira turma a partir desta sexta-feira, 12, logo após a cerimônia de lançamento, às 14h, no auditório do Parque Tecnológico da Bahia. Os interessados podem se inscrever por meio do link: https://airtable.com/app1En4WYsyYAsGpY/shrhkz2m2YZjqMWkP, até o dia 10 de maio. O edital estará disponível no site do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletrônica de Ilhéus (CEPEDI):  https://www.restic36.cepedi.org.br/.

A iniciativa é fruto de parceria entre o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (CEPEDI), entidade executora do projeto, o Governo do Estado da Bahiapor meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE)com a coordenação da Softex e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que investiu mais de 20 milhões de reais com recursos da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991. 

O programa visa capacitar profissionais em tecnologias de ponta e estimular o empreendedorismo em todo território baiano, oferecendo uma oportunidade única para a capacitação de excelência em tecnologia a alunos do ensino médio técnico subsequente de escolas e institutos federais na Bahia, estudantes de graduação de Universidades e Faculdades na Bahia, portadores de diploma de graduação e residentes e domiciliados do Estado da Bahia. 

 Ao fornecer conhecimentos sólidos e atualizados por meio de metodologias ativas de aprendizagem, o programa prepara os participantes para enfrentar os desafios do cenário tecnológico atual, com uma metodologia de ensino estruturada em duas fases distintas: na primeira, ocorrerá a Capacitação Tecnológica + Empreendedorismo com duração de 6 meses e uma Bolsa Auxílio no valor de R$500 mensaise a segunda fase, onde ocorrerá a Imersão Tecnológica, serão selecionados 300 residentes para atuar na construção e execução de projetos durante 10 meses, os selecionados receberão uma Bolsa Auxílio no valor de R$1.800 mensais

A Residência não se limita apenas à formação técnica, mas também promove o empreendedorismo e a inovação, são 7 trilhas tecnológicas, sendo elas: Ciência de Dados; Back-End; Front-End (UI/UX); Full-Stack; Teste; Cloud e Mobile. Ao incentivar a criação de soluções para desafios tecnológicos reais, o projeto estimula o surgimento de novos empreendedores e contribui para o desenvolvimento de um ambiente de inovação na Bahia.

Inscrições

O link para a inscrição estará disponível também nas redes sociais do CEPEDI e das instituições parceiras, a Setre (@setrebahia) e o Serviço de Intermediação para o Trabalho – SineBahia (@sinebahiaoficial). Para se inscrever, o candidato deverá apresentar: documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, comprovante de matrícula ou diploma de graduação. Em caso dos concorrentes para as vagas reservadas para as cotas raciais, o candidato deverá apresentar: termo de autodeclaração de pertencimento à população negra e três (3) fotografias. Em caso de se autodeclarar quilombola, deve apresentar a declaração de reconhecimento expedida pela FUNAI. Já o candidato que se autodeclarar PCD (Pessoa com Deficiência), deverá apresentar o laudo médico. Aqueles que fizeram parte de algum Programa Social, deverão apresentar um documento do CadÚnico. Já para os candidato menor de 18 anos, deve apresentar um termo de consentimento dos pais ou responsável legal para a participação no programa. 

Serão reservadas 50% das vagas para negros e pardos, beneficiários de Programas Sociais, Quilombolas, Indígenas e PCD. Desses 50%, 60% serão reservadas para pretos/pardos, 30% para beneficiários de Programas Sociais, 5% para Quilombolas/Indígenas e 5% para PCD. As aulas acontecerão em 9 polos distribuídos pelo território baiano: Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Salvador e Vitória da Conquista. 

 

Fonte: Ascom Setre